Em meio ao corre-corre diário, é fácil ignorar sinais sutis que nosso corpo emite, e com a saúde bucal não é diferente. Aqui, iremos destacar aqueles sinais não tão óbvios, mas igualmente cruciais, que indicam a hora de procurar o dentista.
Conheça esses sinais e tome o controle da sua saúde bucal para um sorriso radiante e duradouro.
![Paciente no dentista](https://static.wixstatic.com/media/acaccd_71cddf1bbe1840e2969bc649635f172d~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_541,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/acaccd_71cddf1bbe1840e2969bc649635f172d~mv2.webp)
Sensibilidade Alimentar Sutil:
Não subestime aquela sensação aguda ao saborear algo gelado ou quente: pode ser um sinal de dentes sensíveis, desgaste do esmalte ou até mesmo cárie. Gengivas retraídas ou problemas na gengiva também podem causar sensibilidade excessiva ao expor a raiz do dente.
Para o tratamento, é fundamental conhecer as causas da sensibilidade, aplicando medidas como tratamentos com flúor, troca do creme dental e até mesmo restaurações dentárias em casos de cáries ou danos estruturais
Mau Hálito Persistente:
Para além das soluções temporárias, o mau hálito crônico pode ser um alerta de problemas subjacentes, como infecções ou condições gengivais.
Ao perceber mudanças no hálito ou sensação constante de gosto ruim na boca, busque ajuda especializada para um diagnóstico preciso, pois muita vezes esse sintoma está relacionado a cáries, desidratação ou problemas gástricos.
Problemas com a Mandíbula:
Dores de cabeça frequentes e desconforto ao abrir ou fechar a boca podem indicar disfunções na articulação temporomandibular (ATM). Esses problemas podem dificultar a mastigação e a fala, além de causar desconforto físico.
Os diagnósticos pode variar: desde estresse e tensão muscular até má oclusões dentárias. Busque um especialista para identificar a causa e indicar o melhor tratamento.
Alterações na Gengiva:
Além do sangramento, mudanças na cor, textura ou até mesmo no formato da gengiva podem ser sinais de problemas periodontais. Além disso, sangramentos na gengiva após o uso do fio dental podem indicar a formação de placa dentária, acúmulo bacteriano que pode resultar e, cáries.
Ao se deparar com esses problemas, o dentista pode receitar uma limpeza minuciosa no consultório, além de anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos.
Desconforto ao Mastigar:
Mastigar sem dor é vital para a saúde digestiva. Pacientes com quadro de perda dentária com próteses inadequadas podem ter um grande prejuízo na saúde de forma geral.
Se a perda dentária incomoda ou a prótese apresenta problemas de encaixe, é fundamental corrigir essa disfunção com uma nova prótese adequada ou uso de implantes dentários, solução moderna que devolve a sensação de dentes fixos novamente e restaura a qualidade de vida e autoestima do paciente.
Conclusão:
A saúde bucal vai além da estética; ela é um reflexo do nosso bem-estar geral. Ao estar atento a esses sinais não tão evidentes, você se coloca no caminho da prevenção e cuidado. Marque sua consulta e invista em um sorriso saudável que reflete o cuidado que você merece.
Precisa de mais informações? Entre em contato conosco!
WhatsApp: (11) 99170-8335
コメント